Filho de Bomi e Jer Bulsara, Farrokh Bulsara (Freddie Mercury) nasceu na cidade de Pedra, na ilha Zanzibar, que hoje pertence à Tanzânia, na África oriental, em 5 de Setembro de 1946.
Foi no colégio que Farrokh começou a ser chamado de Freddie. Com um tempo seus familiares passaram a o chamar assim.
Freddie estudou na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim. Foi á onde começou a ter aulas de piano.
Depois de se formar, Freddie e sua família se mudaram em 1964 para a Inglaterra, devido à revolução iniciada em Zanzibar. Ele tinha dezoito anos. Lá diplomou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College. (Foi Freddie que produziu o simbolo da banda Queen).
Na faculdade, Freddie conheceu Tim Staffell (baixista). Tim tinha uma banda na faculdade chamada Smile, onde Brian May eraguitarrista e Roger Taylor o baterista, Tim levou Freddie para participar dos ensaios.
Em abril de 1970, Tim deixa o Smile e Freddie assume como vocalista da banda que passou a se chamar Queen. Freddie decide mudar o seu nome para Mercury.
Freddie compôs várias músicas do Queen, entre elas estão as mais conhecidas, como: Bohemian Rhapsody, Somebody to Love, Love of My Life e We Are the Champions...
Também gravou dois discos solo: Mr. Bad Guy e Barcelona com a participação de Montserrat Caballé.
Aficcionado pelo balé, chegou a fazer uma apresentação beneficente, dançando Bohemian Rhapsody com o Royal Ballet de Londres, em 1979. Tanto o balé como a ópera foram elementos fundamentais no desenvolvimento de sua performance, e a verdade é que Freddie nunca deixou de se aperfeiçoar.
Em 23 de novembro, um dia antes de morrer, Freddie confirmou que era portador do vírus HIV, no dia seguinte ( 24 ) veio a falecer em sua própria casa chamada de Garden Lodge em Londres.
seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas na margem do Lago Genebra na Suíça.
Em 25 de novembro de 1992, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem, com a presença de Brian May, Roger Taylor, da cantora Montserrat Caballé, Jer e Bomi Bulsara (pais de Freddie) e Kashmira Bulsara (irmã de Freddie), em Montreux, na Suíça, cidade adotada por Freddie como seu segundo lar.
Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, um ano depois da morte de Freddie, Montserrat Caballé intrepreta a famosa canção "Barcelona" (gravada em 1988) num dueto virtual com o cantor falecido. Ainda hoje o dueto é recordado como um marco histórico da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário